SprayCork
Desenvolvimento de revestimentos de cortiça projetada
Co-financiado por:
Projeto Nº POCI-01-0247-FEDER-039981
Objetivo Principal Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Região de Intervenção Norte e Centro
Data de Aprovação 11-02-2019
Data de Início 01-07-2019
Data de Conclusão 30-09-2022
Custo Total Elegível 759.934,17 €
Apoio financeiro da União Europeia FEDER - 479.086,06 €
Resumo
O projeto SprayCork é promovido pela empresa Amorim Cork Composites (ACC), envolvendo como copromotores pertencentes ao Sistema Científico-Tecnológico a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, o Instituto Politécnico de Viseu e a Associação Rede de Competência e Polímeros. O consórcio conta também a colaboração do INEGI no design do sistema de aplicação dos revestimentos. O projeto tem como objetivos desenvolver novos revestimentos baseados em partículas de cortiça em dispersão líquida, para aplicação por pulverização.
Objetivos
No projeto pretende-se obter diferentes tipos de produtos, com finalidades distintas:
- Revestimento decorativo para mobiliário e automóvel, capaz de conferir o aspeto visual e o toque caraterísticos da cortiça, para aplicação em linha industrial;
- Revestimento para isolamento acústico, aplicável em diferentes tipos de substratos, nomeadamente envolvendo superfícies curvas.
Resultados Alcançados
Desenvolvimento da formulação ótima de um revestimento espumificado com aglutinante acrílico de base aquosa: Obteve-se um revestimento inovador com cortiça e resina espumificada que permite a utilização de reduzidas quantidades de cortiça.
Desenvolvimento de uma formulação de um revestimento à base de pigmentos inorgânicos, estável à exposição solar e capaz de manter o aspeto visual e tátil da cortiça: Foi identificada uma formulação que, aplicada por spray sobre cortiça, permite que esta cortiça adquira uma cor estável, e seja mantida a perceção visual e tátil de que se trata de um produto com cortiça natural. A proteção pode ser maximizada com o aumento da gramagem de tinta aplicada e a cor final pode ser afinada por combinação de pigmentos.
Identificação da radiação responsável pela descoloração da cortiça quando exposta à radiação solar: A cortiça sofre um escurecimento inicial, tornando-se depois mais clara com a evolução do tempo de exposição. Com a utilização dos absorvedores de UV verificou-se que a radiação responsável pela degradação da cor da cortiça é a radiação UV mais próxima do visível. Conclui-se que a proteção na gama tradicional de UV, eficaz em produtos como madeira, não será uma solução eficaz para este problema na cortiça.
Aplicação de revestimentos de cortiça, utilizando diferentes equipamentos e técnicas de aplicação: Foi possível revestir diferentes substratos com cortiça, entres os quais cerâmicos, garrafas de vidro, tubos de PVC e papel para backings(revestimento de pisos). Para identificarmos possíveis problemas que pudessem surgir durante a aplicação à escala industrial, foram efetuadas aplicações em grandes áreas com diferentes geometrias. Os backings com cortiça projetada foram ainda usados para revestir placas de MDF.
Construção dos sistemas de aplicação dos revestimentos: Terminou-se o desenvolvimento do sistema de projeção à escala laboratorial. Iniciou-se a implementação do código de controlo e comunicação entre alguns dos componentes do sistema de aplicação á escala industrial e testou-se a cabeça de projeção deste sistema.
Divulgação
Publicação de artigos científicos
Monteiro, S.; Ferreira, N.; Paiva, D.; Silva, S.P; Martins, J.; Carvalho, L.H and Magalhães, F.D. Formulation and Characterization of a Composite Coating Formulation Based on Acrylic Foam and Cork Granules. Coatings, 2022, 12, 732
Apresentação oral em conferências nacionais e internacionais
Monteiro, S.; Ferreira, N.; Silva, S.; Martins, J.; Carvalho, L; Magalhães D.F. “New cork-acrylic composite foam coating”, The Processing Technologies for the Biobased Products Industries conference (PTF BPI),on- line, Georgia, Estados Unidos da America, 1-3 de novembro 2021
Outras divulgações
Export Home - exposição do melhor mobiliário, iluminação e estofos de Portugal para o mercado exportador
Innovawood General Assembly, Porto, 28-29 de junho, 2022
Feira Greenhouse, integrada na Stockholm Furniture & Light Fair, uma das mais importantes Feiras de Mobiliário e Design mundiais, realizada de 7 a 11 fevereiro de 2023. Veja mais aqui!
VR! 1st IPViseu Research and Innovation Summit 2023 que se realizou no dia 25 de março de 2023 no Campus do IPV. Veja mais aqui!
A Equipa
-
Luísa Hora de Carvalho
Professora Coordenadora
IPV - Instituto Politécnico de Viseu -
Jorge Martins
Professor Coordenador
IPV - Instituto Politécnico de Viseu -
Fernão Magalhães
Professor Associado
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -
Adélio Mendes
Professor Catedrático
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -
Ana Gomes
Coordenadora de Projetos
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
João Ferreira
Bolseiro de Investigação
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Mariana Pinheiro
Bolseiro de Investigação
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -
Nuno Ferreira
Técnico Superior de Investigação
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Beatriz Freitas
Investigador Auxiliar
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Susana Oliveira
Investigador Auxiliar
ARCP - Rede de Competência em Polímeros