BE@T
Bioeconomia para Têxtil e Vestuário
Co-financiado por:
Objetivo Principal Promoção e valorização da bioeconomia para Têxtil e Vestuário
Data de Início 01-07-2022
Data de Conclusão 31-12-2025
Custo Total Elegível 137.931.727,47 €
Resumo
O be@t - Bioeconomia para Têxtil e Vestuário financiado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência na sua componente 12 - Bioeconomia Sustentável, tem como principal objetivo a promoção e valorização da bioeconomia para a Indústria Têxtil e Vestuário (ITV).
O resultado previsto do PRR é promover uma bioeconomia sustentável que visa fomentar uma alteração de paradigma para acelerar o desenvolvimento de produtos de alto valor acrescentado a partir de resíduos biológicos em alternativa aos materiais de base fóssil.
Este projeto assenta em 4 pilares: Biomaterial, Circularidade, Sustentabilidade e Sociedade, divididos em 9 iniciativas, divididas num total de 59 medidas e envolve 54 parceiros entre entidades do sistema científico e tecnológico PMEs e não PMEs.
A ARCP participa no Pilar II - Circularidade, Iniciativa 5 - Circularidade dos resíduos de outras indústrias para aplicação têxtil e Medida 1 - I&D em processos físicos de obtenção de materiais de resíduos com potencial de valorização na ITV.
Objetivos
O objetivo da Medida 1 é a I&D de processos físicos para a obtenção de materiais e aditivos funcionais inovadores para integração em processos de transformação da ITV, obtidos através do tratamento e adequação de resíduos e subprodutos provenientes de diferentes indústrias geograficamente próximas e em quantidades significativas (agroindústria, agroflorestal, mar, conserveira, mineira, curtumes, corticeira, etc.). Estes resíduos podem ser fontes de materiais com elevado potencial de incrementar novas funcionalidades e ser explorados como matérias-primas substitutas dos combustíveis fósseis constituindo uma mais-valia na obtenção de novos materiais bio-based mais versáteis e sustentáveis.
Trabalho Desenvolvido
Caracterização dos subprodutos industriais: estudos de calorimetria (TGA/DSC), da caraterização química qualitativa (FTIR-ATR), da molhabilidade, de lixiviação de compostos em solução aquosa em base ácida, neutra e alcalina, de micromorfologia (SEM) e de hidro e oleofobicidade.
Impacto do uso de diferentes subprodutos lenho-celulósicos no comportamento reológico dos revestimentos têxteis, nomeadamente folha de eucalipto, Bagaço de uva e Dréche no comportamento reológico das formulações poliméricas usadas para a produção de produtos têxteis revestidos, e nas propriedades finais de revestimentos produzidos.
Avaliação do efeito do tamanho de partícula (folha de eucalipto), do teor de subproduto incorporado na formulação (dréche) e da fração do subproduto usado (Ramo, Bago ou grainha) para o bagaço de uva, nas propriedades mecânicas, isolantes, na óleo e hidrofobicidade, e na capacidade antioxidante final dos novos produtos têxteis revestidos produzidos.
Estudo do impacto do armazenamento dos subprodutos selecionados, mediante a monitorização das alterações no teor de fenóis totais, proteínas, açúcares, na cor, na percentagem de lixiviação em meio aquoso, e nos espectros obtidos por FTIR-ATR.
A Equipa
-
Pedro Magalhães
Head Of Innovation
Tintex Textiles, S.A. -
Ricardo Silva
CEO
Tintex Textiles, S.A. -
Fernão Magalhães
Professor Associado
FEUP - Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto -
Jorge Martins
Professor Coordenador
IPV - Instituto Politécnico de Viseu -
Luísa Hora de Carvalho
Professora Coordenadora
IPV - Instituto Politécnico de Viseu -
Eva Ribeiro
Diretora Executiva
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Ana Gomes
Coordenadora de Projetos
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Jorge Santos
Investigador
ARCP - Rede de Competência em Polímeros -
Beatriz Freitas
Investigador Auxiliar
ARCP - Rede de Competência em Polímeros