Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
ARCP - Associação Rede de Competência em Polímeros - 2

ICNF 2023 - 6th International Conference on Natural Fibers

Dos dias 19 a 21 de junho, o Funchal recebeu a ICNF2023 – 6th International Conference on Natural Fibers, que teve como foco "Soluções Sustentáveis Inspiradas na Natureza". O objetivo desta conferência foi explorar o potencial das fibras naturais como materiais fundamentais para o design inteligente e soluções sustentáveis para as gerações futuras. Além das sessões científicas, realizou-se o concurso Natural Fibrenamics Award para promover e apresentar novos produtos inovadores feitos com fibras naturais de todo o mundo.

 

No âmbito do projeto TrueHue o investigador da ARCP, Jorge Santos, apresentou o tema “Optimization Of Cotton Knit Dyeing With Yerba Mate (Ilex Paraguariensis)”. Esta apresentação, realizada no dia 20 de junho, abordou a monitorização online por espectroscopia UV-Vis do processo de extração de Erva mate e do tingimento de malhas de algodão, promovendo a otimização destes processos industriais tendo como base as condições de extração e o tempo de tingimento. Algumas amostras do projeto foram expostas   no concurso Natural Fibrenamics Award.

 

Esta conferência contou ainda com a presença do IPV no âmbito do projeto Adaptive, projeto este, em que a ARCP também participa como entidade externa. Luísa Hora de Carvalho apresentou o tema "Cardoon (Cynara Cadunculos L.) a Renewable Raw Material For Construction Industry" e algumas amostras realizadas no âmbito deste projeto foram também expostas no concurso.

 

Voltar