Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
ARCP - Associação Rede de Competência em Polímeros - 2

Crescemos com o PT2020

Portugal 2020 (PT2020) foi um programa de financiamento da União Europeia destinado a promover o desenvolvimento económico e social em Portugal. Centrou-se em áreas prioritárias incluindo a inovação, investigação e desenvolvimento, emprego e formação, sustentabilidade e eficiência no uso de recursos, coesão social e territorial, entre outros. O PT2020, como parte do Quadro Estratégico Comum da União Europeia, teve início em 2014 e estendeu-se até 2023. No âmbito deste programa desenvolveram-se vários projetos que contaram com a participação da ARCP e dos seus associados e parceiros entre os quais os projetos 2GAR, HotPUR, MasterOpak, INNOSURF, Valchromat Rainbow, SprayCork, TrueHue e FWFI. 

O projeto 2GAR decorreu entre outubro de 2015 e setembro de 2018 e focou-se em conferir propriedades inovadoras às resinas de base de formaldeído (“resinas amino”). Entre as conquistas notáveis do projeto estão o aprimoramento significativo da estabilidade dessas resinas durante o armazenamento, facilitando assim o transporte internacional por barco. Este avanço foi alcançado por meio da combinação de um bloqueador e de uma base fraca nas resinas amino. Além disso, o projeto visou a produção de painéis de aglomerado de cortiça flexíveis. Para atingir este objetivo, foram incorporados polióis de diferentes pesos moleculares em resinas UF e MUF, proporcionando formulações que conferem resiliência e elasticidade às resinas. Outro aspeto crucial do projeto foi a produção de resinas sustentáveis, envolvendo a síntese com a incorporação de lenhina hidroximetilada, uma matéria-prima de origem natural.   

Os projetos HotPUR e MasterOpak foram iniciados em 2016 e concluíram os seus objetivos finais em 2019.  No projeto HotPUR desenvolveu-se uma nova linha de produção de adesivos termofusíveis (hot-melt) de poliuretanos reativos (PU-HMR) para aplicar na colagem de orlas de madeira. Estes adesivos mostraram-se adaptáveis para outras aplicações através da manipulação da formulação permitindo ajustar a resistência inicial da colagem e ainda ajustar a viscosidade independentemente da temperatura de aplicação. Já o MasterOpak focou-se no desenvolvimento de masterbatch de polietilieno utilizando partículas multivesiculadas de poliéster (PMV) como agente opacificante. Estas partículas foram obtidas por um processo de dupla emulsão e mostraram-se capazes de substituir parcialmente o dióxido de titânio. Confirmou-se ainda o bom desempenho das PMV não só em produtos brancos de elevada opacidade, mas também em produtos de cor escuras. 

De 2018 a 2021 decorreu o projeto INNOSURF que assentou em 4 grandes objetivos. Desenvolveu-se uma resina amino que permitiu aumentar a flexibilidade do papel impregnado para o fabrico de termolaminados de baixa pressão moldáveis (pós-formabilidade). Através da modificação das resinas MUF por incorporação de outros monómeros com ligações mais resistentes à hidrólise após reação com o formaldeído originou-se uma resina MUPF capaz de conferir aos painéis de madeira, uma elevada resistência/repelência à humidade. Ao incorporar uma mistura de parafina com um aditivo foi possível melhorar a propriedade de anti-dedada dos termolaminados de alta pressão de alto brilho. No que toca ao último objetivo, a implementação da metodologia NIR e o desenvolvimento de um modelo que permitiu a monitorização in-line dos parâmetros processuais críticos no processo de produção de papel decorativo impregnado, tornou o controlo de qualidade do formaldeído após produção mais célere e acessível. 

O projeto Valchromat Rainbow teve início em outubro de 2018 e terminou em maio de 2022. No âmbito deste projeto incorporaram-se novos pigmentos/branqueadores na produção de MDF traduzindo-se num aumento da brancura do Valchromat branco. Esta abordagem mostrou-se capaz de ir de encontro às tendências atuais do mercado. Também com a introdução de um branqueador da fibra na linha de produção, lançou-se a nova cor “White-Grey” aumentando a paleta de cores pasteis da empresa. O aumento da concordância de cor (cinza, branco e vermelho) entre o Valchromat Rainbow e o Viroc permitiu criar soluções construtivas e decorativas que combinem os dois materiais. 

O projeto SprayCork começou em 2019 e terminou em 2022 e focou-se no desenvolvimento de uma formulação inovadora de revestimento espumificado com resina e pequenas quantidades de cortiça, bem como o desenvolvimento de uma fórmula de revestimento à base de pigmentos inorgânicos que mostrou proporcionar estabilidade à exposição solar e preservar a aparência e textura naturais da cortiça. Os produtos desenvolvidos podem ter diferentes finalidades como o revestimento decorativo para mobiliário e automóvel, bem como para isolamento acústico, aplicável em diferentes tipos de substratos, nomeadamente envolvendo superfícies curvas.   

No passado mês de junho, os projetos TrueHue e FWFI alcançaram os seus marcos finais, culminando em avanços notáveis para as indústrias têxtil e de embalagens de madeira. No âmbito do projeto TrueHue, implementou-se uma monitorização em tempo real do processo de tingimento, garantindo a qualidade das malhas. Para isso, desenvolveu-se um modelo de previsão para as operações de tingimento, utilizando tecnologia de espetroscopia de infravermelho próximo (NIR). Essa inovação resultou em malhas de qualidade superior, redução no tempo de tingimento e minimização de malhas reprocessadas e remontas. No projeto FWFI, desenvolveram-se novas embalagens de madeira totalmente naturais, destinadas a produtos agroalimentares. Essas embalagens foram produzidas a partir de compósitos à base de resíduos de madeira da empresa (folha de choupo não conforme e casca de choupo), obtidos através da sua aglomeração com um ligante de origem natural. 

A ARCP felicita as equipas envolvidas pelo seu excecional desempenho e sucesso alcançados ao longo desses projetos inovadores! Essas realizações representam um compromisso contínuo com a excelência e a sustentabilidade. 

Voltar