Algumas funcionalidades do website poderão não funcionar correctamente, por favor active o Javascript no seu browser.
ARCP - Associação Rede de Competência em Polímeros - 2

Bragança recebeu a Conferência Internacional de Engenharia Química e Biológica - ChemPor

De 12 a 15 de setembro, a cidade de Bragança recebeu a prestigiosa Conferência Internacional de Engenharia Química e Biológica, ChemPor. Este evento trienal, organizado por uma Instituição de Ensino Superior Portuguesa, nesta edição pelo Instituto Politécnico de Bragança em colaboração com a Ordem dos Engenheiros Portugueses. O Instituto Politécnico de Bragança assumiu o papel de organizador desta conferência que visou reunir especialistas em engenharia química e biológica, bem como em áreas relacionadas, promovendo a troca de conhecimentos, ciência e aplicações tecnológicas nas comunidades académica, industrial, científica e técnica. 

A ChemPor é um espaço fundamental para discutir a importância da engenharia e da tecnologia em diversos ambientes, desde a química sustentável até ao ensino de engenharia, sempre com um compromisso com o desenvolvimento sustentável e as necessidades da sociedade. Durante o evento, foram abordados tópicos como biorrefinarias e sustentabilidade, biotecnologia, energia e meio ambiente, aplicações industriais, materiais inovadores, modelagem de processos, síntese e integração de processos químicos, educação em engenharia multidisciplinar e processos de reação e separação. 

A participação da ARCP na ChemPor 2023 demonstrou a sua dedicação contínua à pesquisa e ao desenvolvimento em engenharia química e biológica e divulgou os estudos e resultados obtidos realizados no âmbito de vários projetos em que participa, contribuindo para o avanço do conhecimento científico e tecnológico. Jorge Santos, proferiu uma apresentação oral sobre o " Impact of visible light on natural textile dyes obtained from Yerba mate (ILEX PARAGUARIENSIS)”. No âmbito do projeto TrueHue, este trabalho explorou a interação entre corantes naturais e luz visível. Raquel Fernandes, compartilhou os estudos realizados no âmbito do projeto INOVC+ - ReWinePack através de um póster intitulado " Grape stalks of Vitis vinifera L.: a renewable source for bio-based adhesives". Neste projeto explorou-se uma aplicação inovadora para aproveitar resíduos da vitivinicultura na produção de adesivos ecológicos. No âmbito do projeto Embalagem do Futuro, Susana Oliveira apresentou um póster sobre " Evaluation of potential applications for Poplar bark, a byproduct from food packaging" que destacou a importância de encontrar utilidades em resíduos frequentemente descartados contribuindo para o desenvolvimento de soluções de embalagem mais sustentáveis. Por último, no âmbito do projeto TrueHue, Luísa H. Carvalho apresentou na conferência um póster sobre " Impact of storage conditions on the chemical composition of wine industry by-products" contribuindo para a compreensão de como as condições de armazenamento afetam a qualidade dos subprodutos da indústria do vinho contribuindo para a redução de resíduos e a melhoria da qualidade do produto.

Voltar